We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Planeta Azul, Can​ç​õ​es para a M​ã​e Terra CD1

by Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €7.50 EUR  or more

     

1.
O que fazer, para a água limpa ficar? Temos que a proteger e deixar de a sujar? O mar pede ajuda! Nós somos um, eu e o mar! Nós somos um, nós e o mar! Nee bee wah bow En die En Aah key mis kquee Nee bee wah bow Hey ya hey ya hey ya hey Hey ya hey ya hey ya ho *Cantamos esta melodia como uma canção de embalar. A canção significa que a água é a fonte de vida da nossa Mãe Terra, assim como no nosso próprio corpo." Grandma Nancy Algonquin Water Song
2.
A água cai de mansinho batendo na vidraça, Infiltra-se na terra rindo, tem imensa graça! Devagar, muito devagarinho, Corre da serra para o mar. No seu leito, com carinho, Leva o peixe a passear. Uma bela cascata formou, Que tomba sem parar. Salpicou o salgueiro atrevido, Que há muitos anos ali foi parar. Água cristalina e pura A vida por ti suspira, Na tua doce candura, Todo o Planeta gira. Dança da Malalia (Vocalizações para a descoberta da voz! A Malalia é aquela que dança e mostra a sua voz por completo! As palavras são inventadas para servir o propósito de abrir a voz!) Malalia o liê! Malalia o liê a iê! Mana aiê! Mana aiê aiê! Lunhó lunhó lunhó li! Lunhó lunhó lunhó li, lunhó li i! Mana aiê! Mana aiê aiê! Gulôgulô gulô gui! Gulô gulô gulô gi, gulô gui i!
3.
Se eu fosse uma feiticeira Com uma varinha de condão ... Bibidi bodão! Transformava-me numa gotinha de água, Subia na primeira nuvem, só pr'a assistir a esta confusão! Se eu fosse uma feiticeira Com uma varinha de condão ... Bibidi bodão! Viajava pelo mar, Oh, que grande emoção! Se eu fosse uma feiticeira Com uma varinha de condão... Bibidi bodão! Lançava um feitiço para a água ficar sem poluição. Matava a sede à gente, só com um, Bibidi bodão!
4.
Música - Ana Maria Pinto Letra: Hugo Miguel Fraga Wassa wassa ayê é um grito de alegria, vindo da Costa Oeste Africana!
5.
Música - Ana Maria Pinto Letra: 4ºD Boavista/Lourinha
6.
Djolé 01:47
Djolé - Tradicional Guiné Conacry. Variação - Ana Maria Pinto Maiambá Djolé! Djolé, djolé maiambá, maiambá djolé!
7.
A água é um bem precioso, O maior que o planeta tem. Sem ela nada existiria, Água é vida, água é riqueza! A água sai da nascente, A água vai na corrente, Shhhhhh ... A água corre na praça A água cai da cascata Shhhhhh ... A água enche a garrafa, E eu, e eu, e eu, e eu Bebo! Uma solução é precisa, Senão com ela acabamos. Se não a pouparmos agora, Vamo-nos arrepender um dia!
8.
Yakolo 00:43
Yakolo - Tradicional Guiné Conacry
9.
Den den den, dun dun dun di de. Den den den, dun dun dun di de. Esta é a dança da flora dunar. O mundo das dunas eu vou explorar. Na praia onde eu gosto tanto de brincar. Cordeirinhos da praia, Sapinho da praia, Goivinho da praia, Saboneteira, Bocas de lobo, Uva-de-cão, Rabo-de-lebre, Erva pinchoeira Chapéus, tantos chapéus! Chorões, tantos chorões! A Diabelha, Chorão das areias, Bico-de-cegonha, Mostarda preta, Azeda-de-cão, Botão Azul, Ouriço das praias, Alfinete das areias. Chapéus ... A erva toira, A erva sapa, Carriço das areias, Papoila das praias, A calcitrapa, Avoadinha, Salsa das areias Chapéus ...
10.
Com a água gelada A neve a cair Estou sentada ao lume, Não me apetece sair. Não gosto nada, desta horrível poluição. Só causa danos na nossa alimentação. Da vossa ajuda vamos precisar Para o planeta melhorar. Coração do mundo aqui a bater Damos vida à cura do mundo entre nós. Se eu fosse água Não gostava de ser desperdiçada. Nem sequer mal utilizada. De água potável para beber, Precisamos todos, pois sem ela, Não podemos viver.
11.
Yamama - Undo iê mama iê ... Durante a minha vida Luto com o meu coração Para a água ficar sem poluição. ~ Conchas, estrelas do mar, Búzios, gaivotas e peixes, Tartarugas, baleias, Golfinhos e raias, A água é tão importante Para eles, como para nós. E a partir de hoje, Somos os mensageiros da água, Para a água ficar sem poluição. Lírio Azul, nos meus olhos tão puro és! Com as ondas do mar azul, vais saudando a luz do céu! Para Terra florir, para a Terra brilhar, Também eu a sorrir estou aqui a cantar!
12.
Somos as sementes que abrem o coração da terra. Tum tum tum ... tum taqui tum tum taqui tum tum ... Germinamos e somos o movimento da vida. Sobreiro, loureiro, Jasminum fruticans E o Myrthus, sabugueiro, estão aqui nas nossas mãos. Semeio com alma, na terra, a vida!
13.
Eu estou aqui, sã na voz dos pássaros. De braços abertos em luz e oiro. Árvore sou árvore, ar do mundo para todos vós!
14.
Música - Ana Maria Pinto Solistas: Íris Ferreira e Helena Quaresma Letra: Leonor Quaresma e Maria Santos
15.
A árvore é vida É alegria, é cor, É frescura no Verão, é calor no Inverno. É música, É ritmo, A árvore é vida!
16.
O vento embala a árvore com amor enquanto ela sussurra: - És o meu melhor amigo. À noite, ela vai acordando E mexendo os seus longos braços Para pegar a varinha da noite. E com ela lança um presente Que serve para respirar. Dá vida ao mundo Melhor amiga, dá frutos. Companheira da vida, dos meus desejos, A árvore abriga os animais, A casa para os pássaros.
17.
Sempre no coração Que vem e volta para a nossa mão, Assim cantamos um sonho belo A Paz da Árvore.
18.
A boroma, ma boroma ê Ala, ê allatantou dime Fare boron na uo tó ru i ê. Negrilho, Pereira Brava, Aveleira, Sobreiro, O Teixo, Mostajeiro das Folhas Largas, Pinheiro Manso, A Faia, Loureiro, Amieiro, Ulmeiro, O Freixo, Cerejeira, Oliveira, Tamargueira, Azevinho, O buxo, Azinheira, Macieira Brava, Salgueiro Branco, O Choupo, Carvalho, Medronheiro, Castanheiro.
19.
Morybaiassa 01:25
Morybaiassa ê Morybaiassa Ayê wassa wassa ê!
20.
Planeta Azul 03:21
Azul ... é a cor do mar, é a cor do céu, E os meus olhos no mar, os meus olhos no céu São espelhos de azul! Azul ... Borboleta azul, meu Planeta azul, E os meus braços no ar, os meus braços no mar, São asas de amor azul! Meu jardim azul, minha luz no coração, Meu Planeta azul, é para ti esta canção! Meu jardim azul, minha luz no coração, Meu Planeta azul, é para ti esta canção!

about

Diria indizível o mistério que nos traz a brisa, o arco-íris ou a flor, daí este abraço à poesia da criança e do poeta de olhos abertos à candura das coisas simples, desse lugar puro é que nascem as melodias do coração. E assim nasceu esta concha de mar azul, este álbum que seguras na mão, tem o movimento daquela onda que dança contigo, daquela fonte que te refresca, daquele golfinho que te oferece aos olhos a mais pura alegria! Aqui sentimos a ternura dos amores-perfeitos, dançamos com o vento, inventamos estrelas, somos o rio, nascemos e renascemos com as folhas ... é que, em nós, há uma sementinha a brilhar que nos quer ensinar o caminho para o mar! Escuta ... é a natureza que te sussurra ao ouvido as respostas mais perfeitas!

O Cancioneiro foi composto em Junho de 2017, inspirado em poemas dos alunos da Escola da Boavista/Lourinha. Este foi um projecto para as colónias de férias do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal e da Biblioteca Municipal de Gondomar. Participaram nas colónias de férias 40 crianças! O trabalho foi desenvolvido pelas professoras Ana Maria Pinto e Joana Peres.

O Cancioneiro da Árvore foi escrito no âmbito do projecto das 100.000 Árvores para o Futuro e em Janeiro de 2017, inspirado nos poemas dos alunos do 2º ano da Escola Básica do Conservatório de Música do Porto, com o olhar mágico da professora Felisbina Antunes! Este projecto foi desenvolvido entre os meses de Janeiro e Junho, tendo uma apresentação final no dia mundial do ambiente, dia 5 de Junho na Concha Acústica do Palácio de Cristal.

credits

released March 1, 2020

CD 1
Poemas de Crianças
Coros - Mensageiros da Natureza, Kalindi, Makawee
Percussão - João Russo, Diogo Guimarães, Ana Maria Pinto
Piano e Voz - Ana Maria Pinto
Composição e Produção - Ana Maria Pinto
Mistura - Ana Maria Pinto e Emiliano Toste
Gravação e Maesterização - Emiliano Toste
Design - Diogo Guimarães

license

all rights reserved

tags

about

Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente Porto District, Portugal

Criada e fundada por Ana Maria Pinto, a Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente tem como objectivo a conexão do ser humano com a natureza através das Artes. Os seus 4 coros, Mensageiros da Natureza, Kalindi, Makawee e Coro da Novaterra e as diversas parcerias, fazem desta associação um núcleo multifacetado para a celebração da natureza e dos mais altos e belos valores do ser humano. ... more

contact / help

Contact Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente, you may also like: