We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Planeta Azul, Can​ç​õ​es para a M​ã​e Terra CD2

by Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €7.50 EUR  or more

     

1.
Dorme, dorme, Por ti vela, O anjo Azul! Nana Nana!
2.
Amanhecer 01:05
De repente surge a prumo Um corisco de lisura E cai sobre o pano negro Rasgando a sua espessura Acende-se a madrugada Num burburinho de cores As trevas e as estrelas Matizaram-se de flores
3.
Manhã 02:02
Quando a manhã acordou O sol já não dormi E o verde miudinho Acordou a cotovia Entre o sol e um ribeiro Um arco-iris reluzia E as suas sete cores Brilhavam de alegria.
4.
Na sua face exterior O vermelho ganha forma Num corpinho transparente A suspirar com ardor Uma intangível paixão Tão seca e tão liquescente Que nasceram desse amor Gotinhas de sol ardente Fogo! Coragem! Vida! Luta! Força! Energia! HAKA humba! ba he he he humba he humba! Nha he a dum dum dum Nha he a dum! E e e ki a ta humba! Nha e ta he he! He humba e a humba he Nha e a dum dum Dum ba he Dum ba he
5.
Entre a sede do vermelho E o tom do amarelo Outra mancha se lhe segue Um quarto de lua cheia Com laivos de aguarela Não é fruto nem é vinho Mas tem sabor de laranja E timbre de tamarinho Amarelo e Laranja! Laranja e Amarelo!
6.
Do verde à cor turquesa Fica a cor do infinito Suave na sua brandura E amena na frescura Na sua face interior Uma mancha violeta Barca bela ou lilás Navegando para a paz. Entoação do Mantra da Paz: Om shanti shanti shanti ...
7.
Dó, é azul violino Ré, um ramo de violetas Mi, é a cor de uma laranja Fá, é vibrante e amarelo Sol, turquesa sobre a mesa Verde, num flauta de lá Si, vermelho violoncelo. Olha o arco-íris Tão formoso e tão feliz!
8.
De Tarde 01:14
É tempo do sol brincar No coração das crianças E no meio da algazarra Há risos e muitas danças. Cada criança em delírio Na mão segura um cordel E no céu gigam alegres Papagaios de papel! Alegria!
9.
As Camélias 01:16
As camélias são como as cerejas Brancas vermelhas rajadas No mesmo cestinho de verga. Umas ardem em Janeiro Outras tecem o Verão.
10.
Cada Pétala 01:48
Cada pétala do teu corpo Abre uma fenda no ar Medusa branca encarnada És a flor volátil do mar Luz e fonte nocturna Imensa chama ondulada À espera de voar.
11.
Pousa a tua mão no veludo ancorado do meu rosto E adormece como se fosse a noite Mais branca da tua vida.
12.
No cimo da primavera O silêncio da camélia cai a prumo até ao chão. E desse silêncio rolou um tapete de pétalas singelas Que voa voa voa Até às mil e uma noites de verão
13.
Dentro de uma japoneira Um pássaro verde cantava. E o seu canto era branco Branco como um fogueira De uma vida inteira. "Cum unda dabit falmas et dabit ignis aquas"
14.
Larila lila lilêi Em cada porto há sempre uma flor à espera de um marinheiro para amar. Mas no Porto, em cada canto da cidade, Há uma japoneira a namorar. Larilei larilei larilei. Cum unda dabit flammas et dabit ignis aquas. O sonho da camélia é breve Sempre que se liquefaz entre o ardor do vermelho E a brancura da Paz.
15.
Uma camélia azul fugiu do céu E veio-se pousar na sombra De uma japoneira em flor.
16.
Esta é a receita do Bolo Pai do Vento! Pai do Vento, Pai do Vento! Mistura-se a força de viver com muita alegria, e bate-se bem! guiri guiri ... guru guru ... Quando estiver misturado junta-se amor e Paz! E mexe-se com sonhos nossos e dos outros Envolvendo tudo com muita ternura! Deita-se em forma grande de feitio de coração. Tum tum tum tum ... Coração coração ... e vai ao forno, vai ao forno! Uap ... pum ... txic ... tic tac tic tac tic tac tic tac Vai ao forno com calor humano! Xiiiiiii coração! Cobre-se com um pouquinho de carinho! Muah muah muah! Come-se quentinho e espera-se que dure para sempre! Bom apetite!
17.
Hey na na na kokodi kokidé Hey na na na na, da da di dé! Hey guiri guinguin gun gun dé i Da di da di da di da de í.

about

Diria indizível o mistério que nos traz a brisa, o arco-íris ou a flor, daí este abraço à poesia da criança e do poeta de olhos abertos à candura das coisas simples, desse lugar puro é que nascem as melodias do coração. E assim nasceu esta concha de mar azul, este álbum que seguras na mão, tem o movimento daquela onda que dança contigo, daquela fonte que te refresca, daquele golfinho que te oferece aos olhos a mais pura alegria! Aqui sentimos a ternura dos amores-perfeitos, dançamos com o vento, inventamos estrelas, somos o rio, nascemos e renascemos com as folhas ... é que, em nós, há uma sementinha a brilhar que nos quer ensinar o caminho para o mar! Escuta ... é a natureza que te sussurra ao ouvido as respostas mais perfeitas!

A Ciclo da Música das Cores foi escrito em Julho de 2019 para as Colónias de Férias da Biblioteca Municipal de Gondomar! Os poemas foram escritos por António Oliveira especificamente para este projecto! Nas colónias de férias, que tiveram a duração de 15 dias, as crianças tiveram a oportunidade de explorar o mundo das cores através da música, mas também da pintura, com um workshop com a pintora Glória Costa!

O Ciclo das Camélias foi escrito para as Colónias de Férias da Biblioteca Municipal de Gondomar, canções inspiradas no livro "Uma camélia entre os olhos e os lábios" de António Oliveira. As 25 crianças que participaram no projecto preparam um belíssimo espectáculo em apenas 4 dias!

credits

released March 1, 2020

CD
Poemas de António Oliveira
Coros - Mensageiros da Natureza, Kalindi, Makawee
Percussão - João Russo, Diogo Guimarães, Ana Maria Pinto
Piano e Voz - Ana Maria Pinto
Composição e Produção - Ana Maria Pinto
Mistura - Ana Maria Pinto e Emiliano Toste
Gravação e Maesterização - Emiliano Toste
Design - Diogo Guimarães

license

all rights reserved

tags

about

Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente Porto District, Portugal

Criada e fundada por Ana Maria Pinto, a Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente tem como objectivo a conexão do ser humano com a natureza através das Artes. Os seus 4 coros, Mensageiros da Natureza, Kalindi, Makawee e Coro da Novaterra e as diversas parcerias, fazem desta associação um núcleo multifacetado para a celebração da natureza e dos mais altos e belos valores do ser humano. ... more

contact / help

Contact Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente, you may also like: